segunda-feira, 16 de novembro de 2009

POR QUE TANTA GENTE SE TORNA ANGLICANA?

Reflexão Episcopal

POR QUE TANTA GENTE SE TORNA ANGLICANA?

Regularmente, a cada ano, tenho recebido pelo Rito Sacramental da Confirmação, mais de 300 novos membros em nossas Paróquias, Missões e Pontos Missionários, fruto dos nossos ministérios de evangelização. Por eles, ateus, agnósticos, indiferentes, sincréticos, e outros, se reconciliaram com Deus pela conversão, tendo Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, em uma Diocese evangélica, evangelística e ortodoxa. Essa é uma obra do Espírito Santo!

Nesse ano de 2009 recebi para entrevistas, ou por correspondência, o maior número de pessoas (especialmente líderes) católico-romanas ou protestantes sinceramente interessadas em se tornar anglicanas. Há a discordância com dogmas, práticas e disciplinas extra-bíblicas da Igreja de Roma; há a saturação com o moralismo e o legalismo de Igrejas da Reforma, bem como uma busca de Liturgia e de Estética na adoração; há a descoberta de uma Igreja histórica católica e protestante, inclusiva em aspectos secundários e adiáforos, sacramental e afetuosa; há a descoberta da forma episcopal do governo eclesiástico como a mais consentânea com o Cristianismo pós-apostólico; há a descoberta de uma Igreja que não foi fundada pelo rei Henrique VIII, e que o radicalismo liberal da província brasileira é uma lamentável exceção, e não uma regra na Comunhão Anglicana.

Essas pessoas chegam a um momento de maturidade em sua peregrinação religiosa, a uma nova síntese, tendo a Diocese do Recife como um lar acolhedor e um porto seguro, e as acolhemos com carinho em nossas comunidades e em nosso projeto histórico.

Sabemos que muito mais pessoas viriam se tomassem conhecimento do que verdadeiramente é o Anglicanismo. Nada ainda comparável aos 19 milhões de membros de nossa Igreja na Nigéria, ou os nossos 8 milhões de membros da nossa Igreja em Uganda, mas, sem dúvida, um bom começo.

Bem vindos!
Olinda (PE), 15 de novembro de 2009.
Aniversário do Golpe Militar Republicano.

+Dom Robinson Cavalcanti, ose
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...